Ano após ano,
a cidade de Matosinhos, constituída pelas suas duas freguesias (não abolidas ou
extintas, mas agregadas) de Leça da Palmeira e de Matosinhos, vem sofrendo
alterações profundas na sua estrutura viária sem que isso contribua para uma
melhor qualidade de vida para quem nelas mora e/ou trabalha.
Sem que
ninguém saiba o porquê, de um momento para o outro, tudo é alterado,
prejudicando, com isso o planeamento que um qualquer cidadão faça para poder viver
na sua cidade. E exemplos não faltam:
» A Rua de Álvaro Castelões vai mudar mais
uma vez; em tempos assim não tão distantes, tinha trânsito nos dois sentidos e
estacionamento automóvel; depois passou a ter sentido único; agora vai ter o
estacionamento condicionado com parcómetros e dissuasores do estacionamento (os
sempiternos pilaretes);
» A Rua de Brito Capelo, antiga artéria
comercial da cidade, centro da vida económica, que tinha trânsito nos dois
sentidos, duas linhas do eléctrico e estacionamento automóvel ao centro, passou
a ser pedonal e, com isso, deixou de ser o centro
comercial que se deslocou para Nascente, para a Av. D. Afonso Henriques; o
comércio morreu, os bancos mudaram-se, e nem o metropolitano de superfície a
salvou nem salvará; e, agora, vai ver mais apertada vigilância para a parca
circulação automóvel (depois disso, o hotel sobreviverá?)
» A Rua de França Júnior, que mudou o
sentido de circulação automóvel mais que uma vez, vai também passar a ter os
dissuasores de estacionamento;
» A Avenida de Serpa Pinto viu nela nascer
uma série de pilaretes e linhas contínuas que impedem a sua travessia em alguns
locais (quem quiser passar para o outro lado tem de circular para Norte, e na
rotunda aí existente, voltar para trás) continuará a ter dois sentidos de
trânsito e terá novas esplanadas (não vejo como nem onde – a menos que a via
passe a ser mais estreita, e os passeios muito mais largos de modo a que as
esplanadas não impeçam a passagem dos peões); actualmente, algumas esplanadas
impedem totalmente a circulação de peões (e uma cadeira de rodas nem pensar);
» A Rua de Heróis de França será
intervencionada, com o alargamento dos passeios, hoje totalmente ocupados pelas
“esplanadas” existentes e com as “cozinhas” na via pública, de modo a possibilitar
(será?) o trânsito de peões que hoje transitam em plena faixa de rodagem e os
cozinhados são feitos de modo a receberem
os dejectos das centenas de gaivotas que, ali, voam e pousam. Nesta rua será
demolido o “campo de jogos” existente para melhorar os acessos ao “Senhor do
Padrão”, o que, aliás, já deveria ter acontecido há muito;
» O trânsito
nas Ruas de Conde de S. Salvador, Gago Coutinho e 1º de Dezembro passará a ser uma zona de coexistência com uma
velocidade máxima de 20 Km/hora.
» As artérias entre a Avenida da República e
a Estrada da Circunvalação e a Av. D. Afonso Henrique e a Marginal de
Matosinhos passaram a ter sentido único que não tem muita lógica: em cada
um dos quarteirões o sentido deveria ser alternado de modo a um mais rápido acesso
às habitações; e, como se isso não fosse suficiente, foram plantados vasos metálicos que em nada embelezam a Av. Menéres e roubam espaço para o
estacionamento automóvel e, em alguns casos, dificultam a visibilidade;
» Estão a
decorrer as obras de recuperação da Casa
de Chá da Boa Nova, mas não se vislumbram nelas a melhoria dos acessos a
cidadãos com mobilidade condicionada: a escadaria continua imponente, sem
corrimãos e sem rampas;
» O acesso à Capela da Boa Nova foi alterado:
construiu-se uma rampa em cubos de granito, com uma inclinação muito superior
aos 6% previstos da Lei (é curioso que para as viaturas automóveis quando a
inclinação é superior a 6% a sua
periculosidade é devidamente assinalada com sinalização vertical);
» As obras
levadas a cabo nos acessos do lado Norte da Ponte-Móvel que liga as duas
margens do Rio Leça, melhor dizendo, do Porto de Leixões, mudaram radicalmente
a vida das pessoas: as dezenas de lugares de estacionamento automóvel foram
eliminados o que forçou os condutores dos automóveis a estacionarem em
transgressão na rotunda criada, não obstante as placas de estacionamento e
paragem proibidos, e ao longo da Rua de Hintze Ribeiro até ao cruzamento com a
Rua Dr. José Domingues de Oliveira (no Jardim do Corpo Santo) o estacionamento
é caótico (para além da proibição do estacionamento por sinalização vertical o
estacionamento em via paralela é uma constante, obrigando muitos automobilistas
a pisarem a linha contínua caso queiram continuar o seu trajecto);
» Os
arquitectos paisagistas tiveram por bem fazer plantar uma árvore na
saída/entrada da Ponte Móvel, bem no meio dos bancos de pedra a fim de, num
futuro próximo, dar sombra aos caminhantes que pretendessem descansar as pernas
depois da travessia da ponte; alguém teve por bem tirar dali a árvore para que,
uma vez por ano, na passagem de ano, seja ali montado um palco para a
realização de uma “tradição” à data inexistente. A verdadeira tradição – o
ajuntamento dos populares na Ponte Móvel que faziam a festa da passagem de ano
– morreu. Agora, impera o ruído da “música” saída dos alto-falantes virados
para os prédios em frente. Se a árvore ainda lá estivesse daria muito e boa
sombra, nos dias de canícula como os de agora, aos caminhantes que poderiam,
finalmente, descansar nos bancos de pedra que é para isso que lá estão.
» Na Rua da Congosta do Abade existem três
lugares para cargas e descargas sem que, naquele troço, haja um único
estabelecimento comercial (excepto uma barbearia que não terá assim muito para
carregar/descarregar);
» Numa parte
do Largo da Congosta do Abade é
proibido estacionar – zona de protecção às fundações de um prédio com fortes
infiltrações de águas pluviais no estabelecimento comercial com entrada pela
Av. Dr. Fernando Aroso – não obstante isso, ali estacionam-se automóveis,
muitos deles em cima do pequeno passeio;
» Na Av. Dr. Fernando Aroso, parte Norte,
foi colocada uma zona zebrada limitada de linha contínua; se as normas do
Código da Estrada fossem cumpridas com o rigor da sua letra, ninguém passaria, tal
o número de viaturas estacionadas em segunda fila, porque uma zona zebrada
limitada por linha contínua não pode ser pisada pelos rodados das viaturas
automóveis;
» Na Rua Direita, no entroncamento com a Av.
Dr. Fernando Aroso, o passeio está ocupado, há anos, por um vidrão mesmo em
frente à passadeira, dificultando a passagem dos peões.
» A
“passadeira” que liga o Centro Hípico do Porto ao parque de estacionamento em
frente está no seu estado mais primitivo: quem quiser por lá passar tem de ter dotes
de cabra montesa.
(Continua)
In Jornal de Matosinhos nº 1748, de 20 de Junho de 2014
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