Questão prévia:
Drenagem: é o acto de escoar as águas dos terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos. Os canais podem ser naturais (rios ou córregos) ou artificiais em betão simples ou armado. E estes sistemas de drenagem podem ser urbanos e/ou rurais e visam o escoamento das águas pluviais a fim de evitar enchentes.
*
As águas pluviais são conduzidas pelas sarjetas ou bueiros ou valetas, situadas em ambos os lados das artérias, ruas ou estradas, até às bocas colectoras (bocas-de-lobo ou meio-fio do lancil ou caixa com grelha ou grade).
E as bocas colectoras devem ser tamponadas com grelhas ou grades por duas ordens de razões:
1. – Evitar a queda de transeuntes por tropeçarem na caixa ou acidentes de viação por as viaturas entrarem, inadvertidamente, nas caixas, prendendo as rodas;
2. – Evitar a entrada de lixos arrastados pelo corrimento das águas pluviais (folhas, pequenos ramos, sacos de plástico, embalagens de iogurtes ou garrafas de plástico, etc.).
Pois bem, mesmo em frente aos portões da entrada principal da Quinta da Conceição, em Leça da Palmeira, estão, pelo menos, duas bocas colectoras cujas grades estão levantadas e presas com uma fita plástica para não fecharem, ficando com a caixa escancarada.
Assim sendo, como é, toda a sorte de lixo arrastado pelas águas pluviais entrará pela caixa indo entupir, mais cedo ou mais tarde, um dos tubos do saneamento.

Sem comentários:
Enviar um comentário